Na última quarta-feira, 08 de julho de 2015,foi realizado no saguão do Complexo Hupes, o lançamento do livro Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar. Um livro de poemas sobre o cuidar em enfermagem, que reúne vários autores e conta com a participação de Valdenir Almeida, enfermeiro do Hospital Universitário, onde atua na Unidade de Terapia Intensiva.

O projeto Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar tem o objetivo de expressar a realidade dos pacientes através da poesia, por isso, é uma obra onde os autores enfermeiros relatam o cuidar aos seus pacientes.

A partir do convite da organizadora Onã Silva, o técnico-administrativo da UFBA é o único enfermeiro do estado da Bahia a participar do projeto. O livro conta com 80 poesias de autoria de 30 poetas da enfermagem – enfermeiros(as), técnicos e estudantes – residentes no Brasil e um participante da Espanha. A obra tem como organizadores Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva.
Valdenir Almeida é natural de Baixa Grande, interior da Bahia, e exerce há oito anos a profissão de enfermagem. A partir da sua vivência na unidade, Valdenir transcreve em sua participação na obra, um poema na forma de literatura de cordel, intitulado Idosos na UTI: muito cuidado, a vida quer seguir.

O servidor destacou suas principais inspirações para escrever os poemas que compõe o livro. “Eles foram escritos a partir da minha vivência junto aos pacientes idosos que estão em uma condição de fragilidade e vulnerabilidade maior que os demais pacientes, e a necessidade que ainda temos de divulgar o conhecimento e sensibilizar os profissionais de enfermagem a prestar um cuidado diferenciado aos idosos. Trago essa essência através da poesia”.

Fonte: www.assufba.org.br 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem