No último domingo, 12 de julho de 2015, na Festa do Produtor Rural do povoado de Umbuzeiro, município de Mundo Novo, foi apresentado para o público presente, como funciona a máquina desfibradora de sisal.

O sisal é uma planta que produz uma fibra natural e biodegradável e pode ser utilizada na fabricação de tapetes, bolsas, chapéus, artigos de decoração em geral, todo tipo de cordoaria e até peças plásticas para automóveis.
Muitas pessoas que estavam presentes no momento, aproveitaram para fazer fotos e vídeos da máquina funcionando e os trabalhadores realizando a demonstração. O prefeito Luzinar Medeiros de Mundo Novo estava presente. Confira no vídeo abaixo:
No Brasil, os principais produtores são os estados da Paraíba e da Bahia, neste último, especialmente na região sisaleira, onde está localizado o maior polo produtor e industrial do sisal do mundo, as cidades de Santaluz, Queimadas, Valente, Retirolândia, São Domingos e Conceição do Coité.

O sisal é uma planta originária do México. Os primeiros bulbilhos da Agave sisalana foram introduzidos na Bahia, em 1903, pelo Comendador Horácio Urpia Júnior nos municípios de Madre de Deus e Maragogipe, trazidos provavelmente da Flórida, através de uma firma americana, foi difundido inicialmente no estado da Paraíba e somente no final da década de 30 na Bahia.
Da redação do Blog Agmar Rios

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem