O nosso município recebeu nos dias 04 e 07 de abril do corrente 2014, a visita de Técnicos do Ministério da Saúde, através do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, no intuito de avaliar a qualidade e a organização do serviço que está sendo ofertado à população mairiense. Para tanto, os profissionais (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde) que fazem parte das Equipes das Unidades de Saúde da Família e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foram acompanhados e avaliados.

Além disso, critérios relacionados à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão foram levados em consideração.
O PMAQ - AB tem como objetivo incentivar os gestores na otimização dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com garantia de um padrão de qualidade de maneira a assegurar maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população e permitir transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

A meta é garantir um padrão elevado por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O Programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhoria na qualidade do acesso.

No dia 21/11/2014, o Ministério da Saúde divulgou o resultado das 28.600 Equipes de Atenção Básica e 16.997 Equipes de Saúde Bucal avaliadas em todo território nacional. O resultado mostra que 16% das Equipes de Atenção Básica tiveram um desempenho muito acima da média; 34% tiveram um desempenho acima da média e 50% tiveram um desempenho mediano ou abaixo da média. O mesmo percentual foi apresentado para as Equipes de Saúde Bucal.
Mairi apresentou um resultado satisfatório, bastante positivo, onde 86% das Equipes de Atenção Básica tiveram um desempenho muito acima da média e 14% tiveram um desempenho mediano ou abaixo da média. Em relação às Equipes de Saúde Bucal, 86% também tiveram um desempenho muito acima da média e 14% tiveram um desempenho acima da média. O resultado da certificação do CEO ainda não foi divulgado.

Este é o diferencial da Gestão Construindo uma Nova História, permitindo transparência e efetividade das ações assegurando maior acesso aos serviços de Saúde e qualidade no atendimento à população mairiense.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Mairi

1 Comentários

Anônimo disse…
Não tem médicos e faltam medicamentos nos posto de saúde. Ai diz que Saúde vai vem. Só pode ser piada.
Postagem Anterior Próxima Postagem