No intuito de proteger, principalmente, a população de Mairi contra os tipos de vírus mais perigosos da gripe (A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B), a Gestão Construindo uma Nova História, através da Secretaria de Saúde, realizará a Campanha de Vacinação contra a doença, no período de 4 e 22 de maio em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. O objetivo é imunizar 80% do seguinte público-alvo:

* Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);

* Gestantes - todas as gestantes em qualquer idade gestacional;

* Puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias);

* Pessoas com 60 anos de idade e mais;

* Trabalhadores de Saúde - todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

* População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

* Portadores de doenças crônicas com receita médica.

Em virtude da feira livre que acontece aos sábados, o dia “D” da Campanha Nacional será antecipado em nosso município para a sexta-feira, 08/05/2015, em todas as Unidades de Saúde. No sábado, 09/05/2015, Dia de Mobilização Nacional, funcionarão somente as Unidades de Saúde da Família da sede do município, Maria Marlene - Lapinha e Dilton Oliveira – Coqueiro, quando o público alvo da campanha poderá dirigir-se nos horários normais de funcionamento dos mesmos, onde a vacina está disponível gratuitamente.

A gripe é uma infecção respiratória ocasionada pelo vírus Influenza. Ela ocorre com maior frequência no final do outono, inverno e início da primavera, quando as pessoas tendem a estar aglomeradas em ambientes fechados, provocando maior facilidade na transmissão dos inúmeros vírus causadores dos variados tipos de influenza. O vírus causador da gripe é mutante, além disso, a proteção induzida diminui com o passar do tempo sendo recomendada a atualização da vacina anualmente.

É uma doença altamente contagiosa, ou seja, de fácil transmissão de uma pessoa para a outra. Quando uma pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para serem inaladas por outra pessoa.

A gripe diminui a resistência do organismo a outras infecções, facilitando a instalação de bactérias que causam pneumonias, otites, sinusites, amigdalites e outras doenças.

Procure um Posto de Vacinação e proteja-se!

Cuidar da Saúde da população mairiense é nosso compromisso! Este é o diferencial da Gestão 2013-2016, assegurando mais um direito dos munícipes.

FONTE: ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRI 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem