Preocupada com o surto de Dengue e Febre Chikungunya que está acontecendo em algumas cidades da região, a exemplo de Quixabeira, Jacobina, Ipirá e Feira de Santana, visando ainda, zelar pela saúde da população mairiense, a Gestão Construindo uma Nova História, em consonância com a Secretaria Municipal de Saúde alerta aos munícipes acerca do perigo destas e a necessidade de se intensificar os cuidados básicos para não haver proliferação das mesmas, ambas transmitidas pelo Aedes Aegypti e que apresentam risco às pessoas.

“Em Mairi, as doenças estão sob controle, de janeiro até o mês atual foram notificados 20 casos suspeitos, destes 1 foi confirmado,6 descartados e os demais estamos aguardando os resultados. Mas, como o transmissor é um mosquito e as pessoas trafegam entre os municípios, aumenta o risco da proliferação e contaminação” - afirma a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Laiana Ribeiro.

É urgente que cada um se conscientize de que o combate à Dengue e Chikungunya precisa ser permanente e de responsabilidade de todos nós!

O que podemos fazer para evitar as doenças?
A prevenção das doenças são similares. Como não existem vacinas para estas enfermidades, a melhor maneira de evitar o contágio é reforçar as medidas de eliminação dos criadouros das espécies: não deixar água parada; verificar se a caixa d´água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

Desde o final do ano passado um novo larvicida vem sendo distribuído pela FUNASA/Ministério da Saúde, em uma tentativa de otimizar os esforços para a erradicação do mosquito Aedes Aegypti: o Pyriproxyfen. Este, diferente dos produtos usados anteriormente, não mata a larva imediatamente, mas tem seu crescimento inibido, o que pode ocorrer entre 10 a 15 dias após a administração do produto, evitando assim que se transforme em mosquito e transmita as doenças.

Este é o diferencial da Gestão 2013-2016, se empenhando constantemente, em prol da Saúde da população mairiense.

FONTE: ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRI

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem