Dos 513 deputados federais no Brasil, apenas 63 figuram entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Entre eles, apenas 5 baianos: Amauri Teixeira (PT), Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB), Nelson Pelegrino (PT) e Antônio Imbassahy (PSDB). No Senado Federal, somente Walter Pinheiro (PT). A pesquisa é do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que divulga todos os anos a lista dos "Cabeças" do Congresso Nacional.

Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT (27), ao qual é filiada a presidente da República, Dilma Rousseff, e o PMDB (15), partido do vice presidente da República, Michel Temer e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Senado Federal, Renan Calheiros. Na oposição, o PSDB é o partido com o maior número de parlamentares na lista dos 100 Cabeças. Ao todo, 11 parlamentares tucanos.

O número de partidos com representação no Congresso chega a 22. Desses, apenas seis (PTdoB, PRP, PSDC, PSC, PRB e PMN) não possuem representante na elite parlamentar. O número de representantes entre os “Cabeças” do Congresso varia de 1 a 27 parlamentares por partido.

Clique aqui e confira a lista.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem