Formigão comemora lugar mais alto do pódio
Após vencer a etapa nordestina do Campeonato Brasileiro de jiu-jitsu, realizado no último final de semana em Feira de Santana (BA), o atleta Willian Carneiro, o Formigão, endossou que o foco tem que seguir para as próximas competições e garantiu não se deslumbrar com a conquista. Aspirando a um futuro onde possa depender somente do esporte, o lutador criticou, ainda, a desvalorização no estado de Alagoas. Willian é filho da mairiense Aleluia e sobrinho de Joilsom Carneiro e Gildário Rios, naturais do município de Mairi.

"Este foi o meu primeiro brasileiro e conseguir vencê-lo foi uma experiência única. Não posso dizer que o título não era esperado. Eu treino com o intuito da vitória sempre, focado no meu objetivo. Nas últimas semanas antes da competição, a minha preparação consistia em treinamentos diários, em todos os horários do dia, numa sequência de dois treinos específicos e malhação. No mesmo dia que voltei a Maceió, eu retomei os treinamentos", detalhou o atleta, que garantiu a sua 7ª conquista fora do território alagoano.

O lutador de 19 anos afirmou que um dos próximos objetivos é o Mundial de Jiu-Jitsu, que acontece em São Paulo, no mês de agosto. A participação na competição foi assegurada graças à vitória em Feira de Santana. 

Sobre a presença no mundial e em outros campeonatos ao redor do país, o lutador foi enfático ao falar da dificuldade em competir, já que não existe o reconhecimento do esporte em Alagoas. Comparando com a Bahia: foram sediadas, no Estado vizinho, 11 etapas de campeonatos em 2013, enquanto que em Alagoas, apenas uma.

"Faltam condições. Se eu pudesse eu disputaria competições todo mês, mas fica difícil quando se depende de passagem, estadia, alimentação. Levantamos o nome do estado e não temos retorno, o que chega a ser desestimulante para alguém que deseja seguir no esporte e até se tornar um atleta de alto nível. Por isso eu agradeço aos meus patrocinadores, minha equipe, Allience Jiu-Jitsu, meus familiares e meus professores, Daniel Martins e Valéria Bichara, tão essenciais na minha vitória", destacou.

Brasileiro de Jiu-Jitsu

O evento aconteceu nos dias 12 e 13 de abril com a participação de atletas desde a categoria infantil até a master. Além da conquista de Willian Carneiro, na categoria leve - faixa azul, Alagoas garantiu o lugar mais alto no pódio com Geraldo Gomes, na categoria master pesado.

Com informações do Gazeta Web

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem